segunda-feira, 27 de abril de 2009

Duque de Caxias dá exemplo para outras cidades





Prefeito Zito e o Ministro Tarso Genro


Ministro da Justiça assina convênio de R$ 13 milhões para Caxias na área de segurança








A adesão de Duque de Caxias ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública) trará ao município investimentos de cerca de R$ 13 milhões. O acordo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito José Camilo Zito (PSDB) e pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, no Teatro Raul Cortez, para uma platéia de 450 pessoas.
Com a elaboração do documento, Caxias é o primeiro município da Baixada Fluminense, de um total de 13, a estabelecer parcerias com a União este ano. Ao todo serão desenvolvidos 32 projetos, como Territórios da Paz, que são pólos irradiadores de ações sociais, esportiva e de lazer, tornando o espaço seguro, capacitação da Guarda Municipal, aquisição tecnologias não-letais e câmeras de segurança.
Implantado em 20 estados, o Pronasci, para o prefeito Zito, é o caminho para crianças, jovens e adultos. “Acredito no projeto porque ela é gerador de oportunidades e trabalha com ações preventivas de segurança”, disse o prefeito Zito.
O ministro da Justiça abriu a etapa municipal do Congresso Nacional de Segurança Pública e Cidadania. Ressaltou que pela primeira vez na história do país existe uma articulação política entre as três esferas de governo no Estado. De acordo com Tarso, a integração de Duque de Caxias ao programa é uma conquista de projeto. “Não existe questão partidária, mas sim um ideal que dará resultados a médio e longo prazo”, aposta o ministro.
Lagunas e Dourados e Jardim Anhangá deverão ser os locais onde serão implantados os projetos Territórios da Paz. Haverá também investimentos em espaços urbanos seguros, centros para juventudes, aquisição de armamentos não-letais, treinamento da Guarda Municipal e instalações de câmeras. “Com os recursos do Pronasci, termos a possibilidade de implantar corredores de segurança com monitoramento 24h e promover a ação preventiva e social na cidade”, ressaltou o secretário de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, Zaqueu Teixeira.
Nos dias 17 e 18 de abril, a Secretaria de Segurança de Duque de Caxias promoverá, no Teatro Raul Cortez, o lançamento da 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública (CONSED), que acontecerá durante a semana dos 100 dias de governo.
Também compareceram ao evento a deputada federal Andreia Zito; o deputado estadual Marco Figueiredo; o chefe de polícia da Baixada, Roberto Penteado; o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Luís Antonio Corso; o presidente da Câmara de Duque de Caxias, Mazinho; e Egídio Neto, que representou o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, entre outros.

Fonte: ASCOM PMDC

Um comentário:

  1. Enquanto isso na Prefeitura de PTrópolis, o PTrefeito PTrapalhão (que parece um Rei Momo: você só vê próximo ao Carnaval), não noticia qualquer entrada de recursos do Governo Federal. A Cidade cada vez mais se encaminha para a decadência econômico-financeira, causando o caos social que vemos hoje. Todos os anos temos a tragédia mais que anunciada das chuvas, com quedas de barreira e alagamentos, vidas sucumbidas e milhares de desabrigados. Nem o programa da casa própria criado recentemente, ao que parece, teve o condão de despertar interesse no atual prefeito... Enquanto pacientes morrem aguardando na fila de internação, a atividade sindical do bancário continua com toda a disposição (aquela de quem nem podia se levantar para governar nos primeiros 50 dias).

    ResponderExcluir