Zito anuncia a construção da Maternidade Casa da Mãe Caxiense
Em clima de festa de Natal e fim de ano, o prefeito José Camilo Zito (PSDB) resolveu dar dois grandes presentes aos moradores de Duque de Caxias. Ele anunciou no sábado, 19 de dezembro, na Praça Vereador Alberto Passarinho (antiga Praça da Matriz), em Santa Cruz da Serra, a construção da Universidade Pública Municipal e o Hospital da Mulher Casa da Mãe Caxiense, ambos no terceiro distrito. No dia 4 de janeiro, começará a obra da Universidade Municipal, orçada em R$ 30 milhões, e ainda nesta semana a Casa da Mãe Caxiense, investimento de R$ 6,7 milhões, com prazo de execução de 270 dias.
A primeira Universidade Pública Municipal é uma iniciativa da Prefeitura de Duque de Caxias e funcionará em convênio com a UERJ. Haverá especialidade na área de engenharia de petróleo e gás, cursos de idiomas, Educação Física, entre outros. O complexo contará com um parque olímpico e laboratório de excelência. Com a implantação da Casa da Mãe Caxiense, a Secretaria de Saúde espera realizar cerca de 8 mil partos por ano.
Localizada na Rodovia Washington Luiz, entre a Rua Amazonas, o complexo educacional, que será financiado pela Petrobras, vai ocupar uma área de 114 mil metros quadrados. Terá dois prédios de formação tecnológica, laboratório de pesquisas, parque aquático, academia, ginásio para três mil pessoas, pista de atletismo, campo de futebol e quadras para várias modalidades de esportes. “Agora, estamos tornando realidade um sonho de muitos jovens que terão sua graduação em Caxias. Como muitos sonhavam”, comemorou Zito.
A Casa da Mãe Caxiense vai dar toda atenção às mães: gravidez, parto e ao bebê, além de prestar assistência clínica do nascimento aos cinco anos de vida da criança. O prédio – com área de 7,3 mil metros quadrados – terá toda infra-estrutura necessária para um bom atendimento às parturientes e seus filhos, inclusive os portadoras de necessidades especiais. No local, funcionará um centro materno-infantil com 80 leitos: 65 obstétricos, 12 para cirurgias ginecológicas e obstétricas e três para isolamento, além de berçário com quatro incubadoras, quatro berços aquecidos para recém-nascidos que necessitem de cuidados especiais e um berçário de cuidados intensivos (UTI neonatal) com cinco berços.
“Duque de Caxias tem crescido e o progresso vai chegar a todos os distritos. Em 2009, enfrentamos dificuldades, mas as coisas vão avançar ainda mais em 2010. Com as parcerias e o apoio da deputada federal Andréia Zito, que tem conseguido verbas para o município, vamos fazer muitas coisas”, disse Zito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário