segunda-feira, 24 de maio de 2010

Gabeira compara coligação a um tuiuiú em lançamento de sua pré-candidatura


Gabeira mencionou em seu discurso a ligação Central do Brasil x Petrópolis, via linha férrea que deverá ser reativada



O pré-candidato a governador do Rio, Fernando Gabeira (PV), lançou oficialmente neste domingo, na sede do América Futebol Clube, na Tijuca, Zona Norte do Rio, a coligação PV-PSDB-DEM-PPS que o apoiará na corrida eleitoral. Sem a presença dos pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), que tinham outros compromissos, Gabeira e os dirigentes dos partidos fizeram discursos tentando amenizar as divergências que marcaram a aliança até aqui. Nesse sentido, o pré-candidato chegou a comparar a coligação com um tuiuiú, ave do Pantanal de aparência desajeitada, mas que alcança grande eficiência em seu voo.
- Nossa coligação começou um pouco desajeitada. Teve alguns problemas para começar e chegar até hoje. Mas ela me lembra um pouco um pássaro do Pantanal, um símbolo do Pantanal: o tuiuiú. Ele, quando se move, o observador pensa que de desajeitado não vai conseguir alçar voo. Mas quando alça voo, é mais veloz que os outros, atinge altitudes que os outros pássaros não atingem. Então, montados num tuiuiú nós começamos hoje o nosso voo _ afirmou.
A ausência do presidente regional do PV, Alfredo Sirkis, no entanto, evidenciou que as negociações para fechar a composição da chapa deixou sequelas. Sirkis, que se considerou amigo de Gabeira há 40 anos, vinha insistindo na candidatura ao Senado da vereadora Aspásia Camargo (PV) - que também não compareceu ao evento -, enquanto Gabeira manteve o entendimento inicial da aliança de ter como candidatos ao Senado Cesar Maia (DEM) e Marcelo Cerqueira (PPS), ambos presentes no evento.
Se o amigo não esteve, minutos antes do verde começar a discursar, quem apareceu foi prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, presidente regional do PSDB, que já havia declarado antes que não pediria votos para Gabeira. No fim, Gabeira disse que considerou a presença dele uma demonstração de apoio.
Também foram ao lançamento o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, e o presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia. O PSDB esteve representado também pelo ex-governador Marcelo Alencar. O PPS foi representado pelo vice-presidente regional do partido, Stepan Nercessian.
Nome de Marina Silva foi apagado em faixas do PV
Militantes do PV tiveram que apagar, de forma improvisada, o nome da pré-candidata à Presidência Marina Silva (PV) de faixas levadas para o lançamento da pré-candidatura de Fernando Gabeira (PV) ao governo do Rio. Eles usaram fita adesiva para esconder o nome dela, mesmo assim, as letras podiam ser lidas, devido à transparência do material. De acordo com alguns representantes do partido, o argumento era que as faixas com o nome da postulante a presidente poderiam caracterizar campanha antecipada. Gabeira, no entanto, garantiu que não houve orientação alguma para tampar as faixas.
- Pelo contrário, estava tudo aberto para isso. Se me disserem quem foi, imediatamente tomarei as providências - afirmou.
No evento, no entanto, não havia faixas em referência a José Serra. Já os nomes de Marina Silva e José Serra foram citados nos discursos de vários dos dirigentes dos partidos. O presidente nacional do PV, José Luiz Penna, falou de Marina. Enquanto o pré-candidato a vice, Márcio Fortes (PSDB), o postulante ao Senado Marcelo Cerqueira (PPS) e o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) citaram os nomes dos dois presidenciáveis em suas falas.
Gabeira explicou que Marina e Serra não foram porque tinham outras agendas. E disse que o melhor era que fossem os dois, ou nenhum deles. 

fonte: (O Globo - Rafael Galdo - Publicada em 23/05/2010 às 14h58m)

Nenhum comentário:

Postar um comentário