domingo, 30 de maio de 2010

O Economista Sonhador, que ama Petrópolis

Dois ilustres Tucanos: Fernando Henrique e Joe Rego


Só não sonha quem morre. Sonhar é essencial à vida humana, além de servir para manter nossa memória íntegra. Osdevaneios que podemos ter dormindo, ou mesmo, acordados, servem para estimular a incessante procura da felicidade, seja com fantasia, desejo, aspiração ou ilusão.

Tem gente que só sonha para o bem, seja para si mesmo ou para uma população inteira. Este é o caso do Sr. José Rego, mais conhecido como Joe Rego.

Nascido no Rio de Janeiro, no subúrbio da Leopoldina, bairro de Olaria, filho de um pequeno comerciante e de uma professora dona de casa. Joe sempre estudou em escolas públicas, se bem que na época elas eram iguais ou melhores que as escolas particulares, e os professores eram reconhecidos, amados e estimulados, pelos pais, e pelos políticos de então. Não eram humilhados como atualmente são, principalmente aqui em Petrópolis, nos dias que estamos vivendo.

Eu mesmo me lembro que queixa de professor era lei, punida na Escola, e com muito mais rigor em casa pelos nossos pais.

Casado, com D. Margarida Rego, contadora da Embraer, teve -duas filhas, Laura, engenheira, alta funcionária do BNDES, e Camila, médica, do Instituto Nacional de Traumato Ortopedia, considerado o Hospital de ponta na especialidade de Ortopedia no Brasil (todas as duas também estudaram em escolas públicas).

Formado em Economia pela Universidade Gama Filho, Joe foi para os Estados Unidos, pós-graduando-se em Marketing, tendo sido diretor do Instituto Berlitz. Trabalhou em grandes empresas, aqui e em outros países, principalmente em Editoras, pois ama livros, sendo um dos maiores especialistas no ensino de línguas por um método que não necessita de muito investimento, e pode ser aplicado em comunidades carentes. Afinal, o mundo moderno necessita que além da língua pátria saibamos pelo menos mais um idioma.

Veio para Petrópolis, há cinco anos, para gozar uma merecida aposentadoria, pois adora nossa cidade desde pequeno, quando vinha com os pais visitar nosso Museu Imperial, o Parque Cremerie, o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont, além de poder desfrutar do nosso ar-condicionado natural, em contraste com o calor do Rio de Janeiro.

Escritor de mão cheia, nos brinda semanalmente com magníficos artigos na nossa imprensa, sobre vários assuntos, mas, principalmente sobre economia e política, temas que conhece profundamente.

Membro atuante do PSDB, tem certeza que se não participarmos realmente da vida pública, nos deixaremos governar pelo imenso número de "fichas-sujas" que atualmente poluem nossas casas legislativas e muitos cargos executivos.

Admirador da frase do senador Mão Santa, que só existem três coisas na vida que só podemos fazer uma vez "nascer, morrer, e votar no PT", tem certeza que o sonho de uma vida melhor, da continuidade da democracia, com a alternância no poder, e o de lutar por dignidade, melhores salários e condições de trabalho e vida, na verdade não são sonhos, são deveres de todos os brasileiros.

Parabéns ao economista, político, escritor, pai, avô do Mateus, e sonhador, Joe Rego.

Mauro Muniz Peralta, médico.

2 comentários:

  1. Joe é um grande amigo e pensador das causas que envolvem não só Petrópolis, mas o ERJ o Brasil e o Mundo.
    A nossa gratidão a Joe Rego por nos prestigiar com a sua presença.

    Ramon Mello

    ResponderExcluir
  2. Joe é para mim um modelo, de lutador e herói, é acima de tudo o meu irmão com quem compartilhei minha infancia e aprendi muito sobre a vida, ensinamentos que me são muito úteis em meu dia a dia aqui no Texas.
    Obrigado meu irmão!!!

    ResponderExcluir